Bem-vindo aos amantes de Dezembro! Mais um ano está chega ao fim, mas não sem algumas surpresas astrológicas, começando por um poderoso eclipse no dia 4 de Dezembro. Os eclipses vêm em conjunto de dois (o primeiro aconteceu no mês passado, 19 de Novembro) e são significativos nos finais e inícios que podem acontecer durante as duas semanas da sua energia mais potente. Estas mudanças durarão até seis meses. Observe o que mudou na última semana, amplie a sua visão e faça um balanço do que mudou de Dezembro de 2020 até Dezembro de 2021. Não é o mesmo.  Quer as suas relações tenham mudado radicalmente, quer o seu trabalho seja muito diferente, ou talvez cada área da vida tenha sido ajustada de alguma forma, saiba que não faz mal que o seu sistema nervoso demore algum tempo a recuperar. Mesmo que o sol esteja em Sagitário rápido, este pode ser o mês em que finalmente se dá a si próprio autorização para abrandar.

Aproveite o otimismo de Sagitário para iluminar a forma como navega em reuniões familiares que causam inevitável ansiedade. Há uma oportunidade de nos aproximarmos das férias de forma diferente com o conservadorismo de Vênus em Capricórnio, pedindo que nos mantenhamos de castigo em vez de fugir dos nossos sentimentos com calorias e consumo sem sentido. Isto é mais do que doces e fast fashion - estende-se às relações que o deixam a sentir-se inchado e subnutrido. Vênus irá retroceder no dia 20 de dezembro durante 40 longos dias, dando-lhe tempo suficiente para classificar tudo o que não é da mais alta qualidade, mas que tem vivido livre de renda na sua mente, coração, e armário. O que parece ser um desmancha-prazeres é, em última análise, o portal para a melhoria de vida que tem desejado, por isso não tenha medo de escavar e fazer o trabalho, pois isso irá levá-lo longe em 2022.

Sagitário & Ascendente em Sagitário (Novembro 22-Dezembro 21)

Feliz regresso solar, Sagitariana! É conhecida pelo seu espírito aventureiro, pelo seu otimismo constante e por contar verdades duras com senso de humor sem ferir demais os seus entes queridos, e é por isso que é a convidada perfeita para a festa, especialmente durante as férias. Este mês, com Vênus retrógrado em Capricórnio, a sua frivolidade é um farol luminoso nas suas relações. Talvez esteja na hora de deixar que os seus parceiros a vejam como a líder que é, e não como a companheira bonita com alívio cômico. Este tipo de responsabilidade é o tipo de desafio que te estimula em vez de te arrastar para baixo, por isso mostra a todos como transformar chumbo em ouro... Ao mesmo tempo que parece super sexy.

Capricórnio e Ascendente em Capricórnio (Dez 22-Jan 20)

Termine o ano em grande estilo, Capricorniana! Escalar a montanha da vida é o seu caminho, nem todos te compreendem, e você não tem tempo para explicar àqueles que não a compreendem. Este mês, enquanto todos lidam com a forma como Vênus retrógrado os afetará, você vai passar por eles no seu caminho para o topo. Use este ímpeto para ajudar a encerrar os enredos que têm sido seus maiores temas de 2021. Para você, trabalho árduo e luxo andam de mãos dadas, e você traz essa intensidade à forma como dá e recebe prazer. Os seus parceiros têm muita sorte em ter a sua devoção, por isso certifique-se de que se sente apreciado pelos seus esforços.

Aquário & Ascendente em Aquário (Janeiro 21-Fevereiro 18)

Dezembro pode ser muito alegre e brilhante, Aquariana, é tudo uma questão de perspectiva! Tente não deixar que os acontecimentos de 2021 te cubram como um cobertor pesado, mantendo-a aconchegada na cama enquanto as férias passam. Ligue-se aos seus amigos e saia o mais que puder. Sempre que você disser sim a algo, estará dizendo sim a novas oportunidades para ser surpreendida. Esta época do ano é realmente sobre conexões significativas, ao invés de gastar dinheiro para mostrar às pessoas o quanto se importa. Se você estiver aberta ao romance, pode conhecer alguém através da sua rede social ou de uma amizade que se pode transformar em algo mais, por isso se deixe evoluir lentamente, afinal intimidade leva tempo.

Peixes & Ascendente em Peixes (Fevereiro 19-Março 20)

O que está te apaixonando no momento, Pisciana? Você pode passar boa parte deste mês classificando os seus sentimentos para tomar algumas decisões sobre o que deseja dos seus compromissos e com quem gostaria de se comprometer. Poderá estar pronta para fazer algumas mudanças e renovações significativas no ano de 2022, pois a sua intuição já lhe informa sobre o que está no horizonte antes que você possa, de fato, ver. Aproveite ao máximo o retrocesso de Vênus em Capricórnio para ficar reclusa à medida em que estabelece as suas intenções nas questões de amor e de dinheiro para 2022. A energia de Capricórnio nos lembra que ser responsável é incrivelmente sexy.

Áries & Ascendente em Áries (Março 21 - Abril 19)

Fique entusiasmada com o rumo que está prestes a tomar, Ariana. Este mês, seduza-se com o seu eu futuro e com as infinitas possibilidades que se apresentam quando se deixa explorar o que te alegra neste momento. Os seus planos de viagem de férias devem correr bem, tão bem que talvez você queira aproveitar as oportunidades de viagem e reservar as férias em que tem pensado como um presente para si mesma. O retrocesso de Vênus vai ajudá-la a raciocinar de forma justa, assim você poderá focar nas coisas mais importantes da sua vida amorosa. Se relacionamentos têm estado na sua mente, você poderá conhecer uma nova pessoa sexy enquanto está longe ou vai aproveitar a oportunidade para aprofundar os seus laços íntimos já existentes.

Touro & Ascendente em Touro (Abril 20- Maio 20)

Cuide de si mesma durante essa época de fim de ano, Taurina (e dos outros também)! Dar e receber é significativo não só quando se trata de presentes, mas também quando se trata de estar presente com aqueles de quem se gosta. A intimidade está na sua mente e é uma ótima altura para se concentrar nas suas parcerias e no que gostaria de experimentar nas suas relações em 2022. Isto pode te exigir que deixe a sua zona de conforto, mesmo que não tenha a certeza do que se trata. Olhar para trás, o que funcionou e o que a deixou frustrada em 2021, é um bom lugar para começar. O Vênus retrógrado irá facilitar esse processo à medida que atravessa novas portas de oportunidade no próximo ano.

Gêmeos e Ascendente em Gêmeos (Maio 21-Junho 20)

Comprometa primeiro consigo mesma, Geminiana. Ser sua melhor amiga começa ao fortalecer seus valores em nível interno. O ano passado (e talvez os últimos dois anos) podem ter tido um impacto no seu sistema nervoso, e antes de poder dar grandes passos no futuro você precisa descansar e concentrar-se no autocuidado. Liste o apoio do seu círculo mais próximo de pessoas, deixando-os saber como está se sentindo e estabelecendo limites claros em torno daquilo que é e para o que você não está disponível. Lembre-se de que "Não" é uma frase completa. Assim você se sentirá mais relaxada e voltará ao seu "eu" mais curiosa e sedutora.

Câncer e Ascendente em Câncer (Junho 21-Julho 22)

Auto-suavizante é o melhor presente que se pode dar a si própria este mês, Canceriana. Faça uma lista de tudo o que te faz sentir-se apoiada, cuidada e relaxada. Encare esta lista como um conjunto de instruções sobre como lidar com o último mês de 2021 e a consulte quando se sentir sobrecarregada. Esta é uma atividade divertida para fazer sozinha, ou com o seu ou sua parceira, e ver quantas destas coisas podem ser feitas em conjunto para se reconectarem. Vênus retrógrado em Capricórnio te ajuda a sentir-se reclusa e mais paciente consigo mesma e com as suas relações. A energia de Capricórnio nos lembra sempre de abrandar e apreciar a magia dentro do próprio processo.

Leão e Ascendente em Leão (Julho 23 - Agosto 22)

Este ano tem sido agridoce, Leonina. Felizmente, é sempre possível encontrar a doçura em todas as situações azedas. Tente evitar ser a taça da alegria de todos quando precisa na verdade processar os seus sentimentos. Você não precisa de estar sempre ligada! Dê a si mesma permissão para descansar e deixar as pessoas lerem, nem sempre precisa de responder imediatamente ou dizer sim a cada convite. Poupar a sua energia e o seu dinheiro lhe darão sergurança quando as ocasiões certas se apresentarem. Vênus retrógrado aliviará qualquer culpa que sinta enquanto lhe ajuda a estabelecer limites claros para que possa aparecer no em melhor e mais brilhante aspecto quando estiver pronto para se comprometer até ao fim.

Virgem e Ascendente em Virgem (Agosto 23-Setembro 22)

Prepare as suas férias em casa, Virginiana. Faça um inventário da sua desordem física, emocional e mental e livre-se dela. Você está pronta para definir algumas intenções poderosas para 2022 e a melhor maneira de se preparar para receber o que deseja é criar espaço na sua vida para isso. Criar espaço no seu armário para um parceiro ou parceira, doando as roupas que não usa desde antes da pandemia cria magia. Se você já está numa relação acolhedora, pense no que passa a maior parte do seu tempo fazendo e que não acrescenta valor à sua relação, mas sim reduz seu tempo (gastando nela), pois isso cria espaço para o romance e intimidade que ambos almejam.

Libra & Ascendente em Libra (Setembro 23- Outubro 22)

Seja criativa com as suas palavras, Libriana. Agora é o momento perfeito para se expressar, especialmente nas suas relações. Diga como se sente, mesmo que pareça assustador. As suas parcerias se beneficiam com uma abordagem direta, o que pode ir contra a sua natureza diplomática. Em vez de se preocupar com a forma como outra pessoa irá reagir à sua assertividade, ajude eles a te ajudarem falando o que você quer. Vênus retrógrada lhe mostra o que é, de fato, digno dos seus esforços quando se trata de amor e dinheiro, ajudando-a a cortar compras desnecessárias e flertes de superficiais. Capricórnio lembra que a qualidade é maior do que a quantidade, seja criteriosa com o lugar onde coloca a sua energia.

Escorpião e Ascendente em Escorpião (Outubro 23- Novembro 21)

O que você mais valoriza, Escorpiana? Você pode se encontrar cortando gastos nesta época festiva, graças ao percurso de Vênus por Capricórnio, ajudando você a levar a sério o que está criando para si própria até 2022. A qualidade de vida que está construindo para si própria na sua carreira repercute nas suas relações - quando decide nivelar as relações que não se podem erguer para conhecer si mesma, pode de repente tirar uma folga, e isto não faz mal. Abre o espaço necessário para as relaçoes que podem crescer ao seu lado e animá-la, o que é algo que você merece. É seguro ir atrás de tudo o que se deseja, o seu poder reside nesta transformação.