Ainda dá para acreditar que em pleno século XXI o tema menstruação é um tabu? Quando envolve sexo o assunto vira uma polêmica! Mas ei, não tem nada de complicado ou errado na prática, então resolvemos tirar todas as suas dúvidas sobre sexo e menstruação, contando o que você precisa saber.
Infelizmente, não é novidade que a menstruação é vista como algo sujo ou indesejado, até pelas próprias mulheres, mas com o tempo – e o grande acesso da massa à informação – essa perspectiva está mudando, e essa modificação também é derivada de um movimento de melhor aceitação que estamos tendo com os nossos corpos.
Desde pequena, somos ensinadas que menstruar é algo que deve ser sigiloso. Na puberdade, somos instruídas a esconder qualquer vestígio de que estamos sangrando. E, por conta disso, sem saber se podemos falar sobre esse assunto tão “secreto”, ficamos privadas de aprender sobre a fisiologia dos nossos próprios corpos – abrindo mão de algo que nos é tão particular: o conhecimento da nossa intimidade.
E essa falta de conhecimento sobre o nosso corpo, e consequentemente, nosso fluxo, está diretamente ligado ao sexo, já que sem conhecer o nosso corpo e sem entender os nossos desejos é muito difícil ter uma vida sexual prazerosa.
O desejo de fazer sexo menstruada varia entre cada pessoa, mas independente disso, é necessário que tenhamos informações claras para que possamos fazer as nossas próprias escolhas.
Para algumas mulheres, esse período é um momento mais reflexivo e introspectivo, enquanto para outras é um momento em que o tesão fica ainda maior.
E o que fazer quando a libido aumentar na menstruação? A resposta é simples: sexo!
O que acontece com o nosso corpo durante a menstruação?
A menstruação faz parte da biologia do corpo da mulher, é um período de variação hormonal. Durante esse ciclo, acontecem diferentes sensações - muito além de cólicas e dores, as alterações que ela faz no corpo feminino são capazes de afetar as emoções, interferir no raciocínio e capacidade de concentração e, ainda, no convívio social. O corpo vai passar por um processo que é dividido em 3 fases: fase folicular, ovulatória e lútea.
No decorrer desse período, acontece a produção de hormônios para iniciar um novo ciclo – esse aumento no número de hormônios faz com que, em algumas mulheres, a vontade de transar e a excitação cheguem de forma muito mais fácil, já para outras, a vontade de ter relações não é despertada, e essa reação pode ser tanto hormonal, pela baixa dos níveis antes do início do ciclo, quanto psicológica, já que existem mulheres que não se sentem à vontade com o sangue.
Mas um fato é que, na menstruação, a região da vagina (e vulva) fica muito mais sensível, fazendo com que as mulheres que se sentirem confortáveis, terão maior possibilidade de prazer.
E ainda tem um outro fator importante: nos dias de fluxo mais intenso, o sangue menstrual pode agir como um lubrificante natural, proporcionando uma penetração mais confortável. Então, por que não aproveitar?
Mas o sangue da menstruação é sujo?
Primeiro, é importante salientar que a menstruação não é composta apenas de sangue, e também não é o mesmo sangue que corre nas nossas veias! O fluxo menstrual contém sangue somado a outros fluídos, ele é um conjunto de tecidos formados a cada ciclo.
A Dra. Ana Thais Vargas, ginecologista e obstetra, em entrevista ao portal Modefica, explica:
“Nosso útero é revestido por dentro por uma camada de células glandulares chamada endométrio. O endométrio se prolifera e cresce durante o ciclo menstrual para criar uma espécie de cama para a implantação do embrião caso a mulher engravide. O endométrio é formado por vários vasos sanguíneos que se formam exclusivamente para receber o ovo fecundado e a placenta que vai crescer ali. Caso a mulher não engravide essa camada deverá ser trocada para o novo ciclo e assim ela descama e sai. Essa descamação, essa renovação do endométrio é a nossa menstruação."
O motivo pelo qual temos a sensação de que o sangue menstrual é sujo não tem muito a ver com a nossa fisiologia, e sim sobre como lidamos com a situação. Existe um tabu social ligado ao tema, em algumas culturas de países Orientais, a mulher é excluída do convívio em sociedade quando está menstruada, por ser considerada "impura".
Na Índia, um país que ainda tem uma cultura machista e misógina, as mulheres são consideradas amaldiçoadas durante esse período. Mas, infelizmente, essa crença negativa a respeito da menstruação não está restrita apenas a outras sociedades, no próprio Brasil, resquícios de uma nação patriarcal impactam no nosso comportamento mesmo que de forma involuntária. Que mulher nunca ouviu que não pode cortar o cabelo ou fazer um bolo quando estiver menstruada, por que o resultado pode "desandar?". Essas e outras premissas contribuem para que o tema não seja tratado da forma simples que deve ser.
Além de toda essa pressão psicológica, a relação de impureza também pode estar relacionada ao falso odor da menstruação. Quando usamos absorventes descartáveis sentimos um odor nada agradável, esse odor ocorre porque os absorventes são recheados de componentes químicos, e quando o sangue entra em contato com essas substâncias acontece uma reação que exala esse cheiro forte, o odor não é natural da menstruação. Por conta disso, muitas marcas fazem absorventes perfumados, em busca de disfarçar.
Então o sangue menstrual não tem cheiro?
O sangue menstrual tem cheiro sim (assim como todas as outras partes do nosso corpo!). O seu cheiro é de ferro, por conta de todos os nutrientes que ele contém, mas não é forte e nem ruim. A prova disso é que mulheres que usam absorvente de pano ou coletor menstrual não sentem nenhum odor.
Existem métodos absorventes que podem auxiliar o sexo nesse período, como o coletor menstrual e a calcinha absorvente. As duas marcas mais conhecidas no Brasil são a Inciclo e a Pantys, que conquistou um público muito grande (e fiel) por aqui.
A Inciclo, inclusive, tem um modelo de coletor menstrual que pode ser usado durante a relação sexual. Ele é feito de silicone e é hipoalergênico. O disco fica posicionado de uma forma que cobre o colo do útero, criando uma barreira que bloqueia a passagem do sangue. O fluxo fica armazenado entre o colo e o disco e pode ser utilizado por até 12 horas. Depois disso, basta retirar, lavar com água e sabonete neutro e está pronto para ser utilizado novamente. Seguro e sem infecções.
Já as calcinhas menstruais, além de serem práticas, ajudam no processo de naturalizar a menstruação, porque é algo comum que já usamos diariamente. Elas, ao serem retiradas, não exibem nenhuma mancha, por conta das suas camadas de absorção.
Mas existe algum risco do sangue menstrual transmitir doenças?
O único risco de transmissão de doenças através de menstruação é caso você seja portadora de alguma sexualmente transmissível – mas essa transmissão pode ocorrer por qualquer secreção no sexo. Então fica tranquila! Mas claro, não esqueça de que para toda e qualquer relação, é indicado usar alguma contracepção – e nesse caso, nada melhor do que a camisinha, que ainda protege a microfibra vaginal.
Posso engravidar menstruada?
Durante o período menstrual, as chances de engravidar são bem menores, mas não quer dizer que não exista. Se o seu ciclo for curto ou irregular, a possibilidade é ainda mais real. Por isso, não esqueça do preservativo.
Uma informação importante, e que talvez você não saiba, é que o esperma pode permanecer vivo no seu corpo durante até uma semana – ou seja, se a ovulação vem logo após a menstruação, há uma chance do seu corpo liberar um óvulo enquanto o esperma ainda está no seu trato reprodutivo.
Mas mesmo com todas essas informações, algumas mulheres ainda não têm coragem de transar quando estão menstruadas. O motivo? A vergonha do parceiro.
O que pode ser feito é uma conversa para aumentar a intimidade. Afinal, ele ou ela sabem que você menstrua, e que isso é algo natural do corpo feminino.
Ninguém é obrigada a gostar ou a querer transar menstruada, mas se você tem vontade, por que não tentar? Se ambos lidarem bem com isso, é um momento perfeito para a quebra de tabus desnecessários.
Sem dúvidas, a união de sexo e menstruação vai deixar uma bagunça nos lençóis e algumas manchas, por isso, nesse caso, é bom redobrar os cuidados, proteger a cama com algum pano que possa ser sujado – ou testar novos ambientes, como o chuveiro. O que não dá é para esconder os seus desejos.
Existem algumas posições que ajudam nesse tipo de relação. Ficar a favor da gravidade, por exemplo, aumenta as chances do fluxo ser maior – sendo assim, essa também pode ser uma boa oportunidade para tentar novas posições!
E se você quer um incentivo para transar menstruada, aqui vai: mais sexo, menos cólicas.
E não é mentira! Isso acontece porque durante o orgasmo ocorre a liberação da endorfina, aquele conhecido “hormônio da felicidade”, e isso vai contribuir para a diminuição do desconforto causado pelas cólicas, temos um post bem aqui explicando mais detalhes sobre as vantagens do orgasmo.
Se conhecer é super importante para entender os seus desejos e respeitar a si mesma. Não é normal – e nem um pouco saudável – ter vergonha de uma reação natural do seu corpo. Se aceite e se permita viver novas experiências para uma vida mais libertadora.