Que tal juntar a fome com a vontade de comer? Separamos aqueles alimentos que te ajudam na produção de libido! A baixa na libido, ou seja no desejo sexual, pode acontecer várias vezes e durante diferentes fases da vida. As razões são as mais diversas: depressão, estresse, ansiedade, obesidade, efeito colateral de alguma medicação, entre outras. Mas ainda existem alimentos que podem te dar um fogo maior na hora do prazer. Já salva e põe em prática no dia a dia!

A seguir você aprende:

  • O que libido;
  • Tabu envolvendo a libido feminina
  • Como opera a libido feminina;
  • Quais alimentos colocar nos seus hábitos alimentares;
  • Receitas deliciosas para experimentar e turbinar seu apetite sexual;
  • Para quê serve a maca peruana;
  • Experimentar o lúdico também aumenta o desejo sexual?
O que é libido
O que é libido

O que é libido

A libido é conhecida como desejo sexual. E é caracterizada por muitos como energia aproveitável para instintos de vida. Segundo o pai da psicanálise, Sigmund Freud, o ser humano possui fontes distintas de energia para cada um dos instintos humanos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a saúde sexual é um dos estados de bem-estar relacionados à sexualidade. Sendo esses: físico, mental e social. De fato, o lado emocional é um dos fatores mais decisivos na origem do diagnóstico de baixa libido. Ainda assim, existem fatores físicos como alimentação, medicamentos, métodos contraceptivos e outros que não conhecemos tão bem.

Libido feminina

A mulher tem menos libido que o homem? É da natureza masculina ter uma libido sempre alta? A libido feminina é envolta de mitos e esses questionamentos fazem parte da cultura machista que nos cerca.

Mulheres com libido alta são tidas como “vulgares”, “foguentas”, "insaciáveis”, “indomáveis”, o estereótipo de ‘perigo’ aliado ao ‘desejo’. O patriarcado encara mulheres dotadas de libido, vontades e fantasias sexuais como um tabu, mulheres, objetificadas e encaradas como sem “valor” e sem “pureza”.

É comum, ainda, associarem à alta libido feminina a mulheres quentes, latinas e pretas (o estereótipo delas, no caso). O texto escrito por Roberta Oliveira aqui para o Lábios Livres reflete sobre sexualidade e mulheres pretas no Brasil:

“No Brasil colônia, as mulheres brancas eram tratadas com pudor, vistas como frágeis, delicadas, e deveriam se manter imaculadas até o casamento. Normalmente o único trabalho era cuidar do lar. Hoje, essas mulheres lutam pela desconstrução desses adjetivos, mostrando que podem sim trabalhar fora e em qualquer atividade, inclusive as que demandam esforço físico ou habilidade manual, que são fortes o bastante e que querem falar abertamente sobre sexo, tão quanto os homens.

O histórico das mulheres negras, no entanto, é completamente oposto. No período da escravidão, homens e mulheres pretas eram animalizadas e objetificadas. Seus corpos tinham a função de exercer serviço e, nos casos das mulheres, procriação. Aqui a gente já começa a identificar estereótipos que são reproduzidos até hoje.”

Desconstruir esses tabus é se apropriar do seu corpo e aproveitar sua sexualidade em potência. E entender que: uma mulher com alta libido não é vulgar ou insaciável, mas sim saudável!

Acontece que a testosterona é um dos hormônios principais ligados ao apetite sexual. Nos homens, ele é responsável pela produção de espermatozóides, desenvolvimento de músculos, crescimento capilar, crescimento e estrutura óssea. Mesmo que mais associada aos homens, a testosterona é sim presente nas mulheres, ainda que em quantidade menor devido a sua função.

Sua baixa libido pode ser efeito colateral

É importante saber que alguns métodos contraceptivos, como pílulas anticoncepcionais e implantes, podem diminuir a libido. A pesquisa da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, entrevistou mais de mil mulheres a fim de conhecer o efeito que a via oral causa no corpo da mulher. Os pesquisadores concluíram que cerca de um sexto das mulheres que tomam pílula estão sujeitas a sofrer redução do apetite sexual.

Transtornos psiquiátricos também podem ocasionar a baixa libido. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 11,5 milhões de brasileiros e é comprovado que um dos sintomas é a perda de libido. A ansiedade e estresse crônico também são causas da libido.

Alguns medicamentos também podem diminuir a libido como efeito  colateral, uns dos mais conhecidos são Fluoxetina, Finasterida e Qlaira.

*Consulte sempre seu médico e não se automedique.

O transtorno do desejo sexual hipoativo feminino (TDSH)

O transtorno do desejo sexual hipoativo feminino (TDSH), é caracterizado pela deficiência acentuada de fantasias e desejo sexuais nas mulheres. O diagnóstico é feito a partir de um instrumento de triagem, se trata do screening de Desejo Sexual Diminuído: um quizz de 5 perguntas que pede informações detalhadas sobre a vida e desejo do paciente. Vale ressaltar que são considerados tanto fatores de cunho psiquiátrico como ansiedade e depressão, quanto fatores hormonais como o nível de testosterona no organismo.

O tratamento para TDSH com reposição de testosterona requer cautela na gestão. Os riscos são de masculinização do corpo (crescimento capilar característico, crescimento muscular, alterações na voz, entre outros), sangramento anormal e até câncer de mama e risco cardiovascular. Lembre-se sempre que a internet não substitui um diagnóstico médico. Procure sempre um especialista!

A baixa libido não se caracteriza obrigatoriamente como um caso clínico. Existem uma série de fatores que devem ser analisados antes de se diagnosticar a TDSH. A libido também varia durante e após a gestação. Temos um material super completo aqui no Lábios Livres sobre como se reconectar como casal e a influência da rotina e hormônios durante essa fase da vida.  Existem, inclusive, alimentos que podem turbinar seu apetite sexual.

Alimentos que ajudam na libido

Que uma alimentação saudável influencia a saúde de forma geral, já se é sabido! Mas existem ainda alimentos que ajudam que podem te dar aquele help na “hora H”. Boa parte dos alimentos que aumentam seu apetite sexual influenciam na circulação sanguínea e melhora na vida sexual. Já anota para incrementar na sua dieta.

  1. Chá verde:
    O chá verde é rico em catequinas, que tem uma forte ação antioxidante. Por isso eliminam radicais livres presentes no organismo que inflamam os vasos sanguíneos, melhorando a sua circulação de sangue.
  2. Chocolate:
    O cacau aumenta os níveis de dopamina e serotonina no cérebro, parte do quarteto da felicidade. Além disso, o chocolate possui flavanóis, subclasse de um grupo maior de químicos conhecidos como flavonóides. Eles relaxam e ajudam os níveis sanguíneos. Mas lembre-se que o mais indicado é o chocolate amargo, com poucos níveis de açúcar e gordura. Afinal, a circulação sanguínea não é beneficiada pelo consumo de gordura, produzindo então o efeito oposto.
  3. Abacate:
    Fonte de vitamina E! Ajuda a ter pele e unhas mais bonitas. E mais: possui vitamina B6 e gorduras monoinsaturadas, importantes para o coração e circulação saudáveis.
  4. Pimenta:
    Rica em capsaicina, responsável pela característica ardida da pimenta. A substância possui também efeito termogênico, aumentando a circulação de sangue. Se você não possui contra indicações como gastrite e refluxo, se joga!
  5. Salmão:
    O salmão faz parte dos chamados “peixes gordurosos”. Eles são ricos em ômega-3 e melhoram a circulação, facilitando a libido. O atum também faz parte desse grupo.
  6. Ginseng:
    Ginseng é uma planta medicinal que possui diversos benefícios para a saúde. Ele tem ação estimulante e revitalizante e é ótimo para quando se está muito cansada! Ele ajuda e muito na disposição, melhorando seu desempenho sexual. Já existem pesquisas com mulheres que comprovam aumento significativo na libido, em uma delas são 68% das mulheres que relatam.
  7. Ostras:
    Ostras são em zinco e são consideradas um dos alimentos afrodisíacos e melhoram a libido. Podem ser consumidas cruas ou cozidas e incrementadas no seu jantar.

É importante lembrar que beber álcool diminui em muito sua libido! Bebidas alcoólicas são uma questão quantitativa. Ele é depressor do Sistema Nervoso Central (SNC) e provoca diversas alterações no corpo. Não é beber ocasionalmente que estamos falando, mas sim daqueles drinks que bebemos inúmeros copos, rsrs!

Mas… o vinho, ele possui efeito afrodisíaco. Além de ser a bebida mais romântica do mundo, seu poder não está só na sua lenda. A ciência já comprova que ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a acelerar o metabolismo. Até duas taças de vinho seco, ainda ajudam a estimular a libido. Mas a regra ainda se aplica: a ingestão deve ser moderada!

Experimente essas receitinhas

Suco de açaí e guaraná:

INGREDIENTES

250 g de polpa de açaí sem açúcar congelada

1 sachê de MID® Guaraná

4 xícaras (chá) de água gelada (800 ml)

MODO DE PREPARO

No copo de liquidificador, coloque a polpa de açaí, o MID® e a água, e bata em velocidade média, até ficar homogêneo. Sirva logo em seguida.

Smoothie de banana com melancia:

INGREDIENTES

2,0 fatias médias de Melancia

1,0 unidade média de Maçã fuji

1,0 unidade média de Banana nanica

2,0 copos de Leite desnatado total cálcio Molico Nestlé

MODO DE PREPARO

Misturar os ingredientes com bastante gelo e bater no liquidificador.

Mousse de chocolate com pimenta

INGREDIENTES

1 abacate médio maduro

1/3 de xícara de cacau em pó

¼ de xícara de melado de cana

Uma pitada de pimenta caiena

Algumas gotas de extrato de baunilha natural

Algumas gotinhas de limão

Uma pitada de sal marinho

Opcional: nibs de cacau para decorar

MODO DE PREPARO

Bater todos os ingredientes na velocidade máxima em um liquidificador, mixer ou processador, até que chegue na textura de mousse.

Colocar na geladeira por cerca de 20 minutos em recipiente fechado para gelar bem e ficar na consistência ideal.

Maca Peruana: para quê serve

A Maca Peruana, ou Maca, é um tubérculo da família nabo e do repolho e possui muitos benefícios para a saúde. Há muito tempo é conhecida tradicionalmente como forte afrodisíaco. Ela é composta por vitaminas e minerais importantes, além de carboidratos e proteínas. De fato, é comprovado cientificamente que a planta ajuda na vitalidade e no desejo sexual de homens e mulheres.

Encontrada próximo aos Andes, estima-se que a Maca é cultivada há cerca de 2 mil anos pelos Incas e, por isso, recebeu o apelido de “viagra dos incas”. O termo “Maca” vem da cultura chibchae, sendo Ma= altitudes mais elevadas + Ca= fortalecimento alimentar. Na região de Junín, no Peru, ela já foi utilizada até como forma de pagamento ao imperador.

O grande apreço popular dela também vem da facilidade em se comprar. Você pode usar em sucos, vitaminas, smoothies, chá, kombucha e outros tipos de bebida. Seu preço varia de acordo com sua apresentação, podendo ir de 20 a 30 reais.

Dica: O suplemento/pó da Maca Peruana pura é  feito da raiz seca, não sendo necessária a inserção de demais ingredientes. Sempre leia os ingredientes, procure saber a procedência e os fins daquele suplemento.

Existem várias formas de se conectar com o lado sensual da sua vida. A mais comum delas é o pornô que mexem com o mais gráfico da sua mente e, em muitos casos, só são feitos para o estímulo visual do homem. Existem os filmes e séries com cenas picantes, estes já mexem com lado mais erótico da sua mente.

Há muitas mulheres que preferem passear pelo lúdico, usar a memória e soltar as fantasias que estão presentes na sua mente. Para isso, existem os livros eróticos escritos por mulheres, gênero em ascensão no Brasil e claro: os contos eróticos. Seanne Melo, escritora e podcaster escreve contos eróticos aqui no Lábios Livres. Você pode ler durante uma fila, espera do médico, intervalo do trabalho e exercitar seu lúdico.

Quando se está no automático da vida, exercitar o lúdico pode ser um desafio. No dia a dia, lembre-se que além de produtiva também se é sensual. O Lábios Livres é a sua dose diária de informação para um mundo sexualmente livre. Nos siga e faça da sua timeline um local mais útil.